sexta-feira, 30 de março de 2012

Manual de instrução para a família cristã



Por: Jânio Santos de Oliveira
Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus Taquara - Duque de Caxias - RJ
estudoparaafamilia.blogspot.com




A Família tem um profundo valor para Deus, foi ela a primeira instituição que o Pai criou, deste modo a família deve a ele sua lealdade e adoração, sendo sua sobrevivência no estudo das escrituras, para a construção de um caráter sadio diante deste mundo de terror.

Assim, a família necessita da palavra viva, que lhe dá orientação e desenvolvimento espiritual para criação dos filhos e edificação diária. Por isto vamos estudar nesta lição o que o texto nos revela:

I . A BÍBLIA COMO MANUAL DE VIDA

1. Na direção da família

A Bíblia é a revelação de Deus à humanidade.

As 32.000 promessas nela contida, ensina o cristão a viver sob uma conduta correta, e ainda serve como um manual de soluções para problemas diversos, no caso da família.

Sobre sua felicidade, conduta cristã e redenção está mais que revelado na Bíblia, além da criação dos filhos, disciplina e acima de tudo sabedoria divina, pois assim Ef 1.17 diz: “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.”

A maioria dos lares hoje em dia adotam métodos meios estranhos que não são de proveito nenhum, para formação espiritual da família. Deus já escreveu o seu manual para o casamento e da criação dos filhos a melhor direção para família é obedecer as instruções ali contidas

2. Na proteção da família
“como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos á porta”. ( Sl 127.4,5)

Existem vários problemas que podem dificultar o relacionamento entre os componentes da família, entre eles a falta de respeito, de disciplina, atitudes errôneas dos pais perante os filhos e vice–versa, isso desperta no inimigo sede de destruir não só a família, mas também a vida espiritual de cada um.

A proteção do lar tem que estar fundamentada em alicerce forte e inabalável, onde o tempo e pressões do dia a dia não provoque rachaduras e falhas. O obedecer as escrituras são fonte de proteção para a família, não são as coisas do mundo que vão firmar uma família, mas sim a rocha que é Cristo Jesus, como palavra viva de amor, esperança e acima de tudo proteção.

O texto abaixo revela esta realidade “Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste, ainda venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer.” (Jz 13.8)

Se os nossos filhos aprenderem as verdades fundamentais da palavra de Deus de uma maneira intelectual, emocional e experimental, estarão dando prova de que foram instruídos dia após dia, linha por linha, preceito por preceito, criando assim uma linha de proteção contra as coisas do mundo.

Caro irmão, leve sua família à igreja, proteja o seu lar com perdão e oração, não deixe espaço para o diabo. Dê estabilidade a sua família seguindo a orientação divina criando hábitos regulares de leitura da palavra e acima de tudo tendo Cristo Jesus como peça fundamental para sua vida e sua família.

II . A BÍBLIA COMO INSTRUMENTO PARA EDIFICAÇÃO DO LAR

1. Gera hábito na leitura diária

A leitura da Bíblia é sempre necessária para o aprimoramento da fé, conseqüentemente do crescimento espiritual. Sondar suas profundezas é para o leitor uma arca de tesouros inesgotáveis, depois de quase 2000 anos de escrito o último livro da Bíblia, a tinta do original ainda está secando.

Todo conhecimento da palavra de Deus deve ser registrado com leituras durante o café da manhã, na oportunidade gostosa do almoço, sempre lembrando dos seus ensinamentos e objetivos para conosco. Não esquecendo de ler sempre um ou dois versos para meditação.

Explique aos seus filhos que o conhecimento é uma riqueza que o ser humano conquista e desenvolve que ninguém pode roubar, mas, o conhecimento espiritual consolidado na palavra de Deus é a maior riqueza que pode salvar e proporcionar a vida eterna

2. Mantém a vida espiritual alimentada

Em Mateus 4.4: Jesus, porem respondeu: está escrito não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Em Jr.15.16: “Achadas as tuas palavras, logo as comi, as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração…”

Não há dúvida que para o fortalecimento familiar, a leitura da palavra e sua compreensão são fundamentais, nos traz nutrição e crescimento espiritual, ela é tão indispensável a alma como o pão para o corpo.

Nas passagens citadas ela é comparada ao verdadeiro alimento de edificação, pois só assim o espírito santo terá instrumento com que operar (Ef 6.17) é preciso, pois meditar nela. (Sl 1.2)

No viver diário, nosso coração necessita de ser moldados com esta palavra, a família é a obra prima de Deus, que, para ouvir e responder nossas orações é preciso estarmos possuídos da sua palavra.

(João 15.7) “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós pedireis tudo o que quiserdes, e vos sereis feito”.

III . A BÍBLIA COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A FAMÍLIA

1. Para os filhos

As escrituras sagradas e a própria história provam que os pais são, não só os primeiros, mas também os melhores mestres que os filhos podem ter. É no lar, conhecendo a Bíblia, que a criança pode ser incentivada e inspirada, adquirindo sede e fome de conhecer Deus.

Como diz em 1 Pe 2.2 “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificando, para que, por ele, vades crescendo”. Este alimento é necessário durante os primeiros passos, para que não seja tarde demais, pois existem muitos jovens desviados da palavra de Deus por falta de conhecimento e interesse pela palavra.

Em Lucas: 2.52 – diz: “ Crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça , diante de Deus e dos homens”. O desenvolvimento das ações desta vida perene, deve estar fundamentada na palavra de Deus.

Os pais têm um papel fundamental no desenvolvimento espiritual dos filhos, não deixe obstáculos como: Não ler a bíblia, não incentivar seus filhos aos trabalhos da igreja, não afastar “ amigos ”, não disciplinar, não limitar o uso de TV, Internet e outros. Acima de tudo, explicar aos filhos que tudo que o nosso Pai quer, está contido na Bíblia.

2. Para os pais

Na qualidade de sacerdotes do lar o marido e sua esposa, a adjuntora, deve zelar pela prática do culto familiar, habituando sua família a leitura diária e metódica da bíblia, ensinando e dando exemplo aos filhos de suas ações, e acima de tudo buscando inculcar na mente de seus componentes o valor da comunhão com Deus.

É através da palavra de Deus, que os pais devem conduzir seus filhos a uma vida espiritual equilibrada e produtiva.

Através desse trabalho esperamos com muita fé que Deus, irá mudar muitas famílias que hoje estão em crise por não conhecerem o que Deus realmente quer da família cristã.

IV. FAMÍLIA COMO E PORQUE FOI INSTITUIDA POR DEUS.

Família pessoas de um mesmo sangue, mesma descendência constituída de pai, mãe e filhos; agrupamento de gêneros ou tribos vegetais ou animais, ligados por caracteres comuns.

O PRIMEIRO PASSO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA É O CASAMENTO.

Casamento - é o cumprimento definitivo do propósito divino para o ser humano, onde duas pessoas (de sexo opostos), firmam um pacto com Deus de viverem uma vida de comunhão e responsabilidade.

CASAMENTO:

1. Foi a primeira instituição divina na terra - Gn 2.18/ Gn 2.24
2. É uma benção do Senhor - Pv 18.22/ Pv 5.18/ Ec 9.9a
3. É solução para muitos problemas - 1Co 7.2/ 1Tm 5.14
4. É um fortalecimento - Ec 4.9-11/ Gn 2.18
5. É um sério compromisso - Ez 16.8/ Mt 19.6
6. Só existe dois motivos para o seu fim, a morte e a prostituição - Mt 19.9

Aprendemos que o casamento é :

a . Para promover companheirismo entre um homem e uma mulher;

b . Para disciplinar o instinto sexual, tornando - o restrito ao núcleo do casamento, que é a vontade de Deus;

c . Para favorecer a procriação da espécie humana;

d . Para formar uma família onde os filhos poderão ser educados para servir a Deus honrando sua pátria.

• Família foi uma instituição de Deus para ser uma benção, vivendo em estreita comunhão para com Ele, numa eterna harmonia celestial. Mas satanás, entra nessa história e temporariamente ele consegue em muitos casos barrar essa harmonia.
V. O DEVER DE UM MARIDO.

1. Amar ternamente sua esposa - Ef 5.25,28,33a ; Cl 3.19

2. Honrar a esposa - 1Pe 3.7

3. Louvar a esposa - Pv 31.28

4. Agradar a esposa - 1Co 7.33

5. Deve dar ouvidos aos conselhos de sua esposa:

a .Jz 13.19-23 - A esposa de Manoá com sabedoria explicou que não havia motivos para temer.

b .1Sm 25.9-33 - Abigail, mulher de Nabal, apaziguou sabiamente a Davi

c .2Re 4.8-10 - A mulher sunamita disse a seu marido [Eliseu], é um santo profeta de Deus. Façamos, pois um pequeno quarto.

6. Deve ser um profeta e sacerdote em seu lar - o marido tem a obrigação de inculcar na mente da família o valor da comunhão para com Deus. Os pais tem a obrigação de como profeta trazer algo de Deus ao lar, e como sacerdote levar as necessidades da família a Deus. Gn 35. 2-4 – Jacó

7. Agradar a esposa no relacionamento sexual - 1Co 7.3-5 - o relacionamento sexual num casamento cristão é não somente um ato físico mas também uma união de almas.

8. Deve suprir as necessidades materiais da família - 1Tm 5.8/ Gn 3.19 - não significa que o marido tem a obrigação de dar uma vida de luxo, mas planejar ao máximo para dar uma vida digna para um ser humano.

9. Devem ter autoridade sobre a sua família - Ef 5.23 / 1Tm 3.5-7

Autoridade é:

a .Responsabilidade

b .Liderança

c .Exemplo.

10. Deve cuidar da manutenção da casa - Devem cuidar de sua aparência - banho, barba feita, unhas aparadas, dentes limpos, roupas limpas, um perfuminho, etc..., são coisas que mantém a chama do casamento sempre acesa.

VI . O DEVER DE UMA ESPOSA.

1.Serem companheiras - Pv 31.11/ Ml 2.14b

2.Amar e agradar ao seu marido - Pv 31.12/ 1CO 7. 34b/ Tt 2.4

3.Serem sujeitas ao marido - 1Co11.3/ 1Co11.8,9/ Ef 5.33b/ Cl 3.18

4.Ser prudente - Pv 19.14b/ Tt 2.4

5.Ser virtuosa - Pv 12.4/ Pv 31.26/ Pv 31.10-12 - Virtude = poder, é fazer aquilo que está além dos limites.

6.Não murmuradoras - 1Tm 3.11/ 1Co 10.10/ 1Ts 5.18

7.Temente ao Senhor - Pv 31.30

8.Deve ser não rueira e fofoqueira - Pv 7.11/ 1Tm 5.13

9.Deve ser uma auxiliadora - Gn 2.20 :

a .no sentido afetivo - dando ao seu marido todo amor possível em todas as horas;

b .no sentido social - conservando uma boa imagem de seu marido perante a sociedade;

c .no sentido profissional - quando a vida profissional não vai bem é de suma importância para o marido o apoio da esposa ajudando - o a superar aquela fase;

d .no sentido espiritual - quando a vida espiritual do marido cai não é hora de atirar pedras e sim orar, jejuar e tentar com todo o esforço ajuda - lo a levantar espiritualmente .

10.Deve respeitar a seu marido - Ef 5.33 - (Obediência e sujeição)

11.Deve ser fiel - Rm 12.16/ 1Tm 3.11 “até que a mote nos separe”

12.Deve ser boa dona de casa - Tt 2.5/ Pv 31.27-

Saber administrar bem o lar é muito importante, uma boa culinária, uma roupinha bem passada, uma casa bem cheirosinha e um bom sistema de economia são atributos importantes para quem quer manter uma família feliz.

13.Agradável e amável no ato sexual - 1Co 7.4-5 -

Algumas mulheres usam o relacionamento sexual como um meio de conseguir coisas através de chantagens, e isso além de ser totalmente ante bíblico é uma tremenda brecha para que satanás derrube seu marido.

14.Deve ser uma educadora no lar - Tt 2.4-5 - Exemplo a maior lição.

VII. OS DIREITOS DE UM MARIDO

Assim como em todos os setores de nossas vidas, temos deveres, mas também temos direitos.

1. Direito de ser amado - Tt 2.4; Cl 2.2

2. Direito de autoridade - Ef 5.22; 1Pe 3.1-6

3. Direito de ser pai - Jr 29.6

4. Direito de educar os filhos - Dt 6.7

5. Direito de aconchego no lar - Pv 14.1

6. Direito de uma companheira - Gn 2.18

7. Direito sobre o corpo da esposa (desde que seja dentro dos padrões bíblicos) - 1Co 7.4

Exemplos de bons maridos:

*Gn 7.13,15 - Noé era um homem temente a Deus, e sua preocupação atingia também a sua família.

*Jó 1.5 - Jó era um homem que se preocupava com o nível espiritual de sua família.

*Gn 25.21- Isaque orou insistentemente a Deus intercedendo por sua mulher Rebeca.

VIII . OS DIREITOS DE UMA ESPOSA.

1. Direito de ser amadas - Ef 5.25/ 5.33ª

2. Direito de ser respeitadas - 1Pe 3.7

3. Direito de ser ouvidas - Mt 27.19 - A mulher de Pilatos aconselhou mas não foi ouvida.

4. Direito de ser mãe - Sl 127.3; 1Tm 5.14; Sl 128. 1,3
5. Direito de educar - Pv 29.15b

6. Direito de ter um lar aconchegante –

7. Direito de passear - Jo 10.23

8. Direito sobre o corpo do homem - 1Co 7.3

9. Direito de respeito no leito conjugal - Hb 13.4ª; 1Ts 4.4,5

Exemplos de boas esposas:

*1Sm 25.9-33 - Abigail mulher sábia que livrou seu marido momentaneamente da morte.

*Dn 5.10-12 - A rainha da babilônia sabiamente lembrou-se de Daniel, para a interpretação da visão.

*Rm 16.3,4 - Priscila por respeito, era muitas vezes citada antes de seu esposo Áquila.

IX . O DEVER DE UM FILHO - Ex 20.12

Um filho é parte integrante de uma família e como o tal têm seus direitos, mas, também têm seus deveres o que nós vamos ver agora.

1. Honrar os pais - Ex 20.12/ Ef 6.2 - Honrar é reconhecer, amar...

2. Obedecer os pais - Pv 1.8-9/ Ef 6.1/ Cl 3.20

3. Ser sábio - Pv 23.15-16/ Pv 10.1ª

4. Temer aos pais - Lv 19.3 - Temer não é ter medo e sim respeito.

5. Ajudar nos deveres domésticos - Assim como pai e mãe, o filho também usufrui do espaço físico do lar, portanto, tem as mesmas obrigações quanto a conservação desse espaço.

6. Ajudar no sustento do lar - 1Tm 5.4 - É importante quando o filho começa a trabalhar que ele comece a ajudar nas finanças, pois , além dele ter isso por obrigação ele também irá aprender a valorizar aquilo que usa no dia a dia. É um erro grave quando pais querem isentar os seus filhos de ajudar na casa, uma pequena conta de água, conta telefônica ou de luz já é o suficiente para ensinar o filho a ter responsabilidade.

7. Dever de aceitar a disciplina pois é uma necessidade determinada por Deus - Pv 13.24; 19.18

8. Dever de amar os pais - É muito importante quando o filho chega para o pai ou a mãe e lhe diz que o ama, quando lhe dá um beijo, quando lhe faz um carinho, mas infelizmente muitos filhos quando crescem um pouco se esquecem ou se envergonham de acariciar seus pais.

X . OS DIREITOS DE UM FILHO

1. Direito de aprender a Palavra de Deus - Dt 6.7; Sl 78.5; Pv 22.6a

2. Direito de ser educado com amor - Ef 6.4; Cl 3.2

3. Direito de ser provido as suas necessidades – 2 Co 12.14; 1Tm 5.8

4. Direito de ser amado - Muitos pais quando seus filhos crescem deixam de acariciá-los e assim perdem a sensibilidade desse maravilhoso amor.

5. Direito de serem protegidos - Ex 2.1-2 ( A mãe de Moisés desafiou ao Faraó e escondeu o seu bebê)

6. Direito à dialogo - Lc 2.48-50 - Os pais do menino Jesus dialogaram com ele quando ele ficou por três dias em Jerusalém com os doutores da lei.

• Exemplos de filhos que por suas más condutas comprometeram a vida dos pais.

*1Sm 3.13,14 - Os filhos do sacerdote Eli, devido a suas más condutas comprometeram o sacerdócio de seu pai que não os repreendia, fazendo com que esse perdesse o lugar e morresse.

*1Re 1.1,5,6 - Adonias filho de Davi, quebrou a ordem de seu pai e rebelou - se fazendo - se rei no lugar de Salomão, a Bíblia diz que ele nunca havia sido contrariado por seu pai.

*Lc 15. 12-13 - O pai do filho pródigo deu a parte da herança a seu filho mais novo, o qual sem juízo desperdiçou tudo no mundo.

XI . DISCIPLINA UMA OBRIGAÇÃO.

Disciplinar significa ensinar.

1. Quem não disciplina não ama -Pv 13.24

2. Quem não disciplina certamente vai chorar - Pv 19.18

3. É uma ordem de Deus - Sl 78.5/1Tm 5.8/ Pv 22.6ª

4.Cuidado com a parcialidade - Gn 25.28 (Isaque amava mais a Esaú do que a Jacó) ; Gn 37.3-4 (Israel[Jacó], amava mais José do que os seus irmãos).

XII . O QUE OS PAIS NUNCA DEVEM SER.

1. Despercebidos - Pv 29.15b

2. Um esconderijo dos pecados do filho - 1Sm 3.13vv 3. Má influência - 1Rs 22.53; 2Cr 22.3; Jr 9.14

4. Monopolizadores - Àqueles que somente a sua opinião é a correta.

5. Descuidados – 1 Tm 5.8

6. Desligados do céu - Jz 13.8

7. Mentirosos - Is 38.19b/ 3 Jo 4

XIII. COMUNICANDO-SE MELHOR.

COMUNICAÇÃO - Com freqüência suponho que só pelo fato de nossos lábios se moverem estamos nos comunicando, mas temos que entender pelo simples fato de estarmos conversando não significa que está havendo comunicação, pois comunicação é também o processo de ouvir ou receber uma informação - comunicação é um sinônimo de compreensão.

*Especialistas afirmam que um dos problemas mais sérios no casamento, e a primeira causa para tantos divórcios consistem na falta de habilidade ou na relutância dos casais se comunicarem.

A . Tipos de comunicadores que encontramos:

1.O retificador - É aquele que quando um dos cônjuges, fala o outro sempre se intromete retificando alguma coisa

2.O juiz - É aquele que sempre julga, tentando adivinhar o que o outro vai falar a seguir.

Ex. A esposa diz: “Querido, você viu o que vai ter na igreja no próximo domingo...” antes que ela termine ele responde: “Mas não vai dar para nós irmos.”

3.O monopolizador - É aquele que sempre quer dar a última palavra, não suporta ser corrigido e sentem uma necessidade de contar vantagens.

Ex. Numa discussão sobre uma norma na igreja, a esposa diz: “Mas querido, foi o pastor quem disse e além do mais está na Bíblia.”, e ele responde: “Eu não quero saber, o que importa é que eu não aceito.”

4.O silencioso - É aquele que usa o silencio como uma arma, este é um dos métodos errados de comunicação e é o que mais desencadeia em brigas e separações. Essas representações afetam a pessoa física, mental e espiritualmente.

Ex. Ele diz: “Você sabe que eu não tive culpa”, ela diz ”...”, ele diz:” então se eu errei em alguma coisa me perdoe “ ela vira as costa para a parede e dorme.

5.O cantador - É aquele que na hora de resolver um certo problema através da comunicação ele desfaz de seu cônjuge e começa a cantar.

Ex. Ele diz: “...Eu não falei para que você, me avisa-se quando fosse comprar alguma coisa.”, ela responde : “Sai, demônio sai, em nome de Jesus, sai demônio sai, em nome de Jesus...”

*Estes são alguns tipos de comunicadores, que constantemente encontramos, qual será o seu tipo ?

XIV. 8 REGRAS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO NO LAR

1.Escolha o momento e lugar adequado para discutir o problema - Existe um ditado muito usado e não deixa de ser verdade: “roupa suja se lava em casa”.

*Se você tem algo a resolver, não faça isso na frente de outras pessoas ou então quando o esposo(a), entra na porta chegando do serviço, após um dia inteiro de trabalho 1 hora de ônibus, que certamente terminará em briga.

Escolha um tempo quando o esposo (a), tiver condições de responder favoravelmente.

2.Use um tom de voz agradável - Uma voz alta e grave não irá resolver o problema, pois, nem sempre é o que se diz é que resolve o problema mas sim como se diz.

3.Seja claro e transparente - Muitas confusões e mal-entendidos surgem numa conversa confusa.

4.Procure ser o máximo positivo - Não use críticas, palavrões, reprovações e elementos negativos para resolver problemas, use mais palavras positivas e de esperança.

5.Respeite um a opinião do outro - Isto deve ser feito as vezes mesmo que você não concorde.

6.Respeite as necessidades e sentimentos de seu cônjuge - Seja sensível ao responder.

7.Desenvolva a arte da conversação - Quanto mais tempo um casal passa conversando, maior é a harmonia encontrada entre ambos.

8.Procure não finalizar um dia sem perdão.

Sabemos que a instituição mais atacada hoje é justamente a família, pois, satanás sabe que se destruir uma família com certeza estará destruindo muitas vidas e hoje é quase que comum para a sociedade em que vivemos um casamento não chegar a durar um ano, mas será que essa foi à vontade de Deus quando instituiu o casamento.

A VONTADE DO Senhor é que o casamento seja ou se torne indissolúvel, até a vinda de Jesus nas nuvens dos céus para nos levar para si.

Que Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário